Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Empresários nacionais apostam na promoção da pera rocha em Berlim

A pera rocha é a principal aposta das empresas nacionais para a feira Fruit Logística, que se iniciou hoje em Berlim, com os produtores a destacarem a qualidade intrínseca do fruto português.

Empresários nacionais apostam na promoção da pera rocha em Berlim
Notícias ao Minuto

16:07 - 06/02/19 por Lusa

Economia Fruit

"Um dos nossos principais produtos é a pera rocha. Não há distinção entre produtores. Conseguimos distinguir-nos a nível da conservação e do transporte a longa distância, porque há muitas empresas que não estão preparadas", disse à agência Lusa o diretor comercial da LusoPêra, Filipe Silva.

De acordo com o responsável, as primeiras horas no evento já permitiram estabelecer contactos com potenciais compradores.

"Já passaram aqui alguns potenciais clientes. Não procuro uma venda pontual, mas um cliente que me leve a fruta durante vários dias", referiu.

Anualmente, a empresa produz cerca de 15 mil toneladas de fruta, o corresponde a vendas na ordem dos 13 milhões de euros, e o Brasil é o principal mercado exportador da LusoPêra, absorvendo cerca de 80% das vendas.

A central de frutas do Painho também foi outra das entidades a apostar na promoção da pera rocha na capital alemã, apesar de já ter como um dos principais mercados de exportação a Alemanha.

"A central de frutas do Painho dedica-se à produção de pera rocha e de maçã gala e é isso que comercializamos. Ficamos no concelho de Cadaval, somos compostos por cerca de 25 associados, fazemos 50 hectares de pomar e movimentamos um volume de 12 mil toneladas, enquanto a faturação anual ronda os sete milhões de euros", indicou o engenheiro agrónomo e técnico da central de frutas do Painho, Júlio Domingues.

Atualmente, a exportação representa cerca de 60% da faturação da central, destacando-se mercados como o Brasil, Alemanha, Irlanda e Marrocos.

No 'stand' da Frutalvor o principal destaque vai, igualmente, para a pera rocha que, em conjunto com a maçã, representa uma faturação anual entre os sete e os oito milhões de euros.

Já as exportações da empresa equivalem a 20% do total da produção, que atingiu, em 2018, cerca de dez toneladas.

Entre os principais mercados exportadores da Frutalvor encontram-se Inglaterra, Brasil, Marrocos e França.

"A nível internacional temos condições excelentes do solo e do clima que permitem um produto diferenciado em termos de sabor. A nível nacional temos a intenção de procurar novas variedades, ainda que estejamos a produzir um produto que também os nossos parceiros produzem", explicou João Henriques da direção da Frutalvor.

No primeiro dia do evento, a empresa já conseguiu efetuar alguns contactos com possíveis clientes da Arábia Saudita e de Espanha.

"Para os próximos dias temos a expectativa de continuar a efetuar contactos que nos ajudem a aumentar as exportações e as vendas", afirmou a responsável pela área técnica e controlo de qualidade da empresa, Joana Nicolau.

Pela nona vez consecutiva, a Portugal Fresh está presente com 37 entidades portuguesas no evento que decorre na capital alemã até sexta-feira, sendo esperadas 78 mil pessoas de 130 países.

A Portugal Fresh - Associação para a promoção de frutas, legumes e flores de Portugal conta, atualmente, com 85 associadas que representam 25% do valor do setor das frutas, legumes e flores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório