Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Défice comercial dos EUA cai em novembro devido a taxas alfandegárias

O défice comercial dos Estados Unidos caiu em novembro (-11,5%) com uma descida das importações, em particular de produtos provenientes da China com taxas alfandegárias punitivas, anunciou hoje o Departamento do Comércio.

Défice comercial dos EUA cai em novembro devido a taxas alfandegárias
Notícias ao Minuto

16:01 - 06/02/19 por Lusa

Economia Washington

O défice de bens e serviços ficou em 49,3 mil milhões de dólares com as exportações em baixa de 6% para 209,9 mil milhões e as importações em queda de 2,9% para 259,2 mil milhões, segundo os dados divulgados hoje. Os analistas apontavam para um défice da ordem dos 54 mil milhões.

Os números relativos a novembro deviam ter sido publicados no dia 08 de janeiro, mas devido ao encerramento parcial da administração federal ("shutdown"), a sua divulgação foi adiada.

Apesar de em novembro a descida do défice ter sido mais acentuada do que o previsto, nos 11 primeiros meses de 2018, o défice atingiu 552,26 mil milhões de dólares, um aumento de 10,36%.

A Casa Branca está atualmente a travar um braço-de-ferro com a China para reequilibrar a balança comercial entre os dois países. Washington impôs tarifas suplementares a importações com origem chinesa e Pequim retaliou com medidas idênticas.

Os dois países iniciaram um processo de negociações comerciais e fixaram um prazo até 01 de março para resolver o diferendo.

O défice comercial com a China caiu para 35,36 mil milhões de dólares, depois de ter ficado em 38,18 mil milhões de dólares em outubro.

Nos primeiros 11 meses do ano passado, o défice acumulado com a China atingiu 378,94 mil milhões de dólares, contra os 342,07 mil milhões no mesmo período de 2017.

O défice com o Canadá, outro parceiro comercial importante dos Estados Unidos, também baixou 1,3 mil milhões de dólares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório