Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2019
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

Desemprego caiu para 7% em 2018, ligeiramente acima da meta do Governo

A taxa de desemprego manteve-se em 6,7% no quarto trimestre de 2018 e nos 7% na média para o conjunto do ano, acima da previsão do Governo de 6,9%.

Desemprego caiu para 7% em 2018, ligeiramente acima da meta do Governo

A taxa de desemprego manteve-se em 6,7% no quarto trimestre do ano passado, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Quer isto dizer que a taxa de desemprego estabilizou na reta final do ano, apesar de no conjunto de 2018 ter recuado para 7%. As previs

"A taxa de desemprego foi 6,7%, igual à do trimestre anterior e inferior em 1,4 pontos percentuais (p.p.) à do trimestre homólogo de 2017. Aquele valor continua a corresponder à taxa mais baixa da série iniciada no 1.º trimestre de 2011", pode ler-se no relatório da agência de estatísticas. 

Os analistas consultados pela agência Lusa previam que a taxa de desemprego se tivesse mantido em torno dos 6,7% no quarto trimestre de 2018 e nos 7% na média para o conjunto do ano, acima da previsão do Governo de 6,9%, o que significa que os números oficiais ficaram em linha com as previsões. 

Segundo os dados agora conhecidos, a população desempregada - estimada em 349,1 mil pessoas -, diminuiu 1,0% (3,6 mil) em relação ao trimestre anterior, retomando os decréscimos trimestrais observados desde o 2.º trimestre de 2016 e interrompidos no trimestre anterior.

Depois de seis trimestres consecutivos em queda, a taxa de desemprego relativa ao terceiro trimestre de 2018 estabilizou nos 6,7% face ao trimestre anterior, de acordo com os dados do INE. 

Nos últimos três meses do ano, a taxa de desemprego entre os mais jovens (15 a 24 anos) situou-se em 19,9%, menos 0,1 p.p. e 3,6 p.p., respetivamente, que nos trimestre anterior e no homólogo.

Já no conjunto do ano, sublinhe-se, a taxa de desemprego entre os mais jovens situou-se em 20,3%, de acordo com o relatório da agência de estatísticas. 

Em 2017, sublinhe-se, a taxa de desemprego situou-se nos 8,9%.

[Notícia atualizada com mais informação às 11h15]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório