Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Fruit Logistica começa hoje e conta com 37 entidades portuguesas

A Fruit Logistica, feira dedicada às frutas e legumes, começa hoje, em Berlim, e vai contar com a presença de 37 entidades nacionais, entre empresas, associações e parceiros, presentes através Portugal Fresh.

Fruit Logistica começa hoje e conta com 37 entidades portuguesas
Notícias ao Minuto

06:40 - 06/02/19 por Lusa

Economia Berlim

Pela nona vez consecutiva, Portugal conta com uma participação conjunta no evento que decorre na capital alemã até sexta-feira, sendo esperadas 78 mil pessoas de 130 países.

De acordo com a Portugal Fresh -- Associação para a promoção de frutas, legumes e flores de Portugal, esta participação coincide com "um momento histórico para o setor", que está perto de atingir 3.000 milhões de euros de volume de negócios, com as exportações a valerem 50% desse montante.

Em comunicado, enviado na passada sexta-feira, o presidente da associação, Gonçalo Santos Andrade, indicou que as previsões da Portugal Fresh apontam para 1.500 milhões de euros de exportações em 2018.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de frutas, legumes e flores portuguesas atingiram, entre janeiro e novembro de 2018, 1.372 milhões de euros, o equivalente a uma subida homóloga de 1%.

"Este crescimento é prova da grande competência e persistência das empresas nacionais face às inúmeras adversidades registadas durante o difícil ano agrícola de 2018. Conseguir o feito de chegar aos 1.500 milhões de euros nesta altura é algo que nos enche de orgulho", acrescentou, na altura, o responsável.

Por sua vez, entre janeiro e novembro, as vendas para a Alemanha avançaram 1,3%, face ao mesmo período de 2017, fixando-se em 89,4 milhões de euros.

Com a presença no certame, Portugal pretende estreitar os laços com o mercado alemão, com os parceiros regulares e com os compradores de países como a China, a Índia e a Indonésia.

"Estarão presentes compradores de cinco continentes. Os nossos parceiros tradicionais, como Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Alemanha e Brasil, também vão investir muito tempo no nosso 'stand', degustando produtos e reunindo com as empresas exportadoras", afirmou Gonçalo Santos Andrade.

Espanha, França, Reino Unido, Holanda e Alemanha constituem o top5 dos maiores mercados exportadores nacionais, representando, em conjunto, 67% do total das exportações do setor.

Segundo a Portugal Fresh, o evento vai contar com a presença do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e do embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes.

Entre os 37 participantes nacionais, encontram-se 22 empresas, como a Campotec, a Vale da Rosa, a Vitacress e a Kiwicoop.

Além destas, vão marcar presença no 'stand' português nove parceiros, como o Portuguese Agrofood Cluster, bem como seis associações, onde se incluem a Refcast (castanha) e a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas.

A Portugal Fresh conta, atualmente, com 85 associadas que representam 25% do valor do setor das frutas, legumes e flores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório