Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Galp: Trabalhadores alertam para situação das refinarias do Porto e Sines

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal (Galp) alertou hoje para a situação das refinarias de Sines, devido a uma greve, e do Porto, onde ocorreu um incidente.

Galp: Trabalhadores alertam para situação das refinarias do Porto e Sines
Notícias ao Minuto

20:17 - 04/02/19 por Lusa

Economia CCT

Em comunicado, a organização "manifesta a sua preocupação pelo estado em que se encontra o aparelho refinador nacional, a refinaria do Porto com paragem total devido a um incidente e a Refinaria de Sines em greve há mais de trinta dias consecutivos".

Contactada pela Lusa, a Galp não quis comentar "assuntos internos", mas fonte da empresa garantiu que as duas refinarias, apesar dos constrangimentos colocados pela greve e pelo incidente, estão a funcionar dentro dos requisitos mínimos técnicos garantidos.

A CCT é particularmente crítica do grupo Amorim, que controla 33,34% da Galp.

"As refinarias, além do que já foi referido, têm outras especificidades derivadas da natureza do trabalho que lá se desenvolve e também das culturas próprias de cada instalação, olimpicamente ignoradas pela administração Amorim", acusa a Comissão.

"As paragens setoriais realizadas em ambas as refinarias, em simultâneo, levaram ao esvaziamento de mão-de-obra qualificada das empresas do setor que não estão preparadas com meios humanos e técnicos para dar uma resposta adequada às necessidades e exigências que se colocaram", salientou a CCT.

A organização revelou ainda que pediu uma reunião à empresária Paula Amorim, mas ainda não conseguiu encontrar-se com a responsável.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório