Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2019
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

MB WAY. Afinal, os bancos cobram ou não pelas transferências?

Com a divulgação dos novos preçários dos bancos, surgiu a questão sobre se, afinal, as transferências através do MB WAY são ou não gratuitas.

MB WAY. Afinal, os bancos cobram ou não pelas transferências?

Se é utilizador frequente das transferências por MB WAY, pode respirar de alívio. O Notícias ao Minuto contactou cinco dos principais bancos portugueses e, até agora, foi possível confirmar que a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Banco Comercial Português (BCP) e o Santander vão manter gratuitas as transações através do canal MB Way, pelo menos para já.

Também contactada pelo Notícias ao Minuto, a SIBS confirmou, entretanto, que "todas as entidades aderentes ao MB WAY mantêm a isenção de cobrança de valores aplicados às transferências MB WAY". 

A empresa responsável pelo MB WAY refere ainda que "não cobra qualquer comissão pelas operações realizadas na aplicação, respeitando o mesmo comportamento que, aliás, se aplica na Rede Multibanco". Por este motivo, a operadora recomenda que os clientes contactem os respetivos bancos para conferirem a que comissões podem estar sujeitos. 

Por este motivo, para além da CGD e do BCP, o Notícias ao Minuto contactou também o Banco BPI e o Novo Banco, para confirmar a prática da isenção em causa, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta. 

A questão, refira-se, surgiu esta segunda-feira depois de o BPI ter divulgado o novo preçário, que dá conta de que os clientes que realizem este tipo de transações irão passar a pagar 1,20 euros - valor ao qual acresce o imposto de selo, de 4% - tanto para contas do mesmo banco, como para outras instituições bancárias, refletindo um aumento de um euro face ao que consta no preçário atual.

Todavia, em face da isenção que os bancos têm em vigor, este valor, tudo indica, não será cobrado aos clientes, pelo menos por enquanto.

 Eis os valores que constam nos preçários

Banco Preço atual Novo preçário
BPI 20,8 cêntimos 1,248 euros 
CGD 20,8 cêntimos -
Santander sem custos -
Novo Banco 15,6 cêntimos -
BCP sem custos dentro do próprio banco; 1,352 euros para outros bancos -

[Notícia atualizada às 15h40 com a confirmação por parte do Santander]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório