Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Faturas. Durante quanto tempo as deve guardar

Seja para acionar a garantia ou para efeitos de IRS, o melhor é não se livrar logo das faturas.

Faturas. Durante quanto tempo as deve guardar
Notícias ao Minuto

08:14 - 04/02/19 por Noticias ao Minuto

Economia Impostos

Quando compramos um produto devemos sempre guardar as faturas. Claro que o tempo depende do produto, mas o ideal é que guarde sempre, tanto para efeitos de garantia como de IRS. Ainda assim, garantias à parte, diz a Autoridade Tributária (AT) que deve guardar as faturas até se certificar que elas estão no e-fatura.

O problema é se não 'entrarem' automaticamente e tiver de as inserir manualmente. Nesse caso, deve guardá-las por um período de quatro anos, "contando a partir do final do ano em que ocorreu a emissão", pode ler-se numa nota disponibilizada na página do Fisco. 

O cenário muda se, entretanto, a empresa comunicar entretanto essa mesma fatura, uma vez que surgirá em duplicado e, por isso, "o consumidor poderá igualmente desfazer-se das faturas", esclarece a AT. 

Ainda assim, saliente-se, o mais normal é que os agentes económicos comuniquem esses documentos ao Fisco e, por isso, se verificar que estão no Portal das Finanças e que estão "imputadas corretamente para efeitos de dedução à coleta, não precisa de guardar mais as faturas e poderá desfazer-se delas". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório