Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

As notas que tem são verdadeiras? O que é feito para garantir que sim

Uma das missões do Banco de Portugal é garantir que as notas em circulação são verdadeiras.

As notas que tem são verdadeiras? O que é feito para garantir que sim
Notícias ao Minuto

09:00 - 02/02/19 por Notícias ao Minuto

Economia BdP

Garantir que as notas em circulação são verdadeiras é uma das missões dos bancos centrais, no nosso caso do Banco de Portugal (BdP). Até porque isto é necessário para que as pessoas tenham confiança na moeda e a considerem como um meios de pagamento credível. Como é que isto é garantido? Vamos por partes. 

Há vários mecanismos, dos quais não nos apercebemos, mas que são realizados para garantir que as moedas e notas em circulação são verdadeiras.

"Para garantir que as notas e moedas de euro em circulação são genuínas, o Banco de Portugal aposta no combate à contrafação e no saneamento de numerário", pode ler-se numa nota explicativa divulgada pelo supervisor.

Podemos, então, dividir este processo em três fases, de acordo com o BdP:

  • Combate à contrafação - "A batalha contra a contrafação e a falsificação de numerário é travada através de diferentes meios, desde a divulgação de técnicas de verificação de dinheiro à colaboração estreita com as autoridades policiais na apreensão de dinheiro falso. (...)  A preocupação formativa do Banco de Portugal estende-se à população em geral, o que levou a fazer uma parceria com a GNR, que divulga informação sobre as notas euro à população."

    Garantir a qualidade das notas - "Este processo, feito diariamente, implica a análise e escolha de notas e moedas, bem como a separação entre numerário genuíno e suspeito e entre notas e moedas com e sem qualidade. O numerário que não seja genuíno ou não tenha qualidade suficiente é imediatamente retirado de circulação."

  • Fiscalização - "É o caso dos bancos, agências de câmbio e empresas de transporte e tratamento de valores, que estão obrigados a respeitar requisitos na recirculação de notas e moedas. As inspeções do Banco de Portugal servem para verificar se essas normas são cumpridas. Afinal, a viagem das notas e moedas que tem na sua carteira também passa por estas entidades."

Neste âmbito, pode também consultar este artigo no qual o Notícias ao Minuto explica como pode identificar se uma nota é falsa e o que deve fazer nessas circusntâncias. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório