Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Economia de Moçambique bateu no fundo em 2018 e cresce 3,7% este ano

O gabinete de estudos económicos do banco Standard considerou hoje que a economia de Moçambique bateu no fundo no ano passado, crescendo apenas 3,5%, recuperando para 3,7% e 3,9% neste e no próximo ano.

Economia de Moçambique bateu no fundo em 2018 e cresce 3,7% este ano
Notícias ao Minuto

09:15 - 01/02/19 por Lusa

Economia Standard Bank

"Estimamos que a economia tenha batido no fundo no ano passado, com um crescimento de 3,5%, devido a uma procura interna baixa devido ao diminuto rendimento disponível das famílias", lê-se na nota, que estima em 106,5% o rácio da dívida pública face ao PIB no final do ano passado.

Na análise de janeiro ao andamento das economias da África subsaariana, a que a Lusa teve acesso, o Standard Bank antevê que as duas Decisões Finais de Investimento para os projetos de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma façam o crescimento subir para 3,7% este ano e para 3,9% em 2020.

"Não vemos, no entanto, uma aceleração significativa do PIB até que as exportações de gás natural liquefeito comecem, em 2023", apontam os economistas.

O projeto da Anadarko, na Área 1, deverá receber 'luz verde' ainda este semestre, e o projeto liderado pela Exxon-Mobil/ENI deverá receber o 'ok' final na segunda metade do ano, prevê o Standard Bank.

A aprovação destes projetos e o seu início deverá fazer com que a economia dos recursos continue a ser o principal motor da economia e das exportações.

"Com o desenvolvimento dos projetos de gás natural, o domínio dos recursos na economia vai emergir; assim, do ponto de vista do contributo para as exportações, os recursos já dominam, com o carvão a contabilizar 36% do total de bens exportados, segundo os dados de 2017", lê-se na nota.

Assim, como "as reformas estruturais para facilitar a realização de negócios e promover os investimentos fora deste setor continuam lentas, o aumento de recursos vai provavelmente falhar o objetivo de garantir mais crescimento económico inclusivo", concluem os economistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório