Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Só podemos prometer tudo a todos se conseguirmos satisfazer promessas"

O presidente da CIP -- Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, acusou hoje o Governo de ter responsabilidade sobre o aumento da conflitualidade social por ter prometido o que não podia cumprir.

"Só podemos prometer tudo a todos se conseguirmos satisfazer promessas"
Notícias ao Minuto

19:42 - 31/01/19 por Lusa

Economia António Saraiva

O responsável falava aos jornalistas após uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, que esta tarde está a ouvir as preocupações dos parceiros sociais.

António Saraiva disse que vê "com alguma preocupação" o aumento da conflitualidade social em Portugal, sublinhando que os problemas devem ser ultrapassados em "diálogo social".

"Este crescente aumento de tensões em várias áreas preocupa-nos", disse o presidente da CIP, acrescentando que "há aqui uma responsabilidade do atual Governo, porque quando se promete tudo a todos e acaba por se dar alguma coisa a alguns, as expectativas elevadas que se criaram e a falta de resposta a essas expectativas" leva a que tenha de haver "cuidados acrescidos na gestão dos temas".

"Só podemos prometer tudo a todos se tivermos condições de satisfazer essas promessas", defendeu António Saraiva.

Para o presidente da CIP, é preciso "sensatez para perceber aquilo que é possível, não prometendo o que não se pode cumprir e não exigindo aquilo que é impossível de obter".

"Se os recursos do país não chegam para essas exigências e se aí somarmos que as exigências são demasiado elevadas [...] é o país que não consegue aguentar e os nossos impostos já não pagam as loucuras do passado", reforçou o dirigente associativo.

O presidente da CIP disse ainda que levou para a reunião com o Presidente um conjunto de preocupações das empresas, entre as quais os efeitos do Brexit para a economia portuguesa, nomeadamente para as exportações.

Segundo adiantou, na maioria dos setores que representa "ainda não se sentem grandes perturbações" devido ao Brexit, mas no caso do turismo "já se sente abrandamento".

Além disso, lembrou que a CIP tem alertado para a necessidade de se reforçarem os recursos humanos nos postos fronteiriços para que as empresas possam escoar os seus produtos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório