Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Só há "acordo" para pacto comercial quando Trump se reunir com Jinping

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje que as negociações comerciais com a China estão a decorrer "com boa fé", mas que não haverá qualquer acordo até que se encontre com o Presidente chinês, Xi Jinping.

Só há "acordo" para pacto comercial quando Trump se reunir com Jinping
Notícias ao Minuto

15:42 - 31/01/19 por Lusa

Economia Estados Unidos

"Os principais negociadores da China estão nos EUA em reuniões com os nossos representantes, as reuniões estão a correr bem, com boa fé e espírito de ambos as partes", escreveu hoje Trump, na sua conta de Twitter.

Mas acrescentou que "nenhum acordo final será alcançado" até que se encontre com Xi Jinping, "para discutir e acordar as questões mais difíceis".

O encontro entre os dois presidentes deverá acontecer em breve, mas na quarta-feira o representante de Comércio Externo dos EUA, Robert Lighthizer, já recebeu o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, numa nova ronda de negociações bilaterais, que ainda decorre, destinada a evitar uma escalada na guerra comercial desencadeada pela imposição de taxas adicionais nos produtos transacionados.

Trump colocou a data de 01 de março como prazo limite para chegar a um acordo com a China, caso contrário prometeu elevar as tarifas aplicadas às importações chinesas no valor de 200.000 milhões de dólares, dos atuais 10% para 25%.

As conversas vêm num momento complicado nas relações entre Washington e Pequim, depois de o Departamento de Justiça dos EUA ter anunciado esta semana a apresentação de acusações formais contra a empresa de tecnologia chinesa Huawei, acusada de fraude bancária pela violação de sanções contra o Irão e pelo roubo de segredos comerciais.

O Departamento de Justiça norte-americano também solicitou a extradição da diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, que está detida no Canadá a pedido das autoridades norte-americanas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório