Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Confirma-se. Economia italiana entrou em recessão no 4.º trimestre

A economia italiana recuou 0,2% no quarto trimestre de 2018, segundo dados do instituto nacional de estatística italiano (Istat), que indicam que o país está oficialmente em recessão técnica.

Confirma-se. Economia italiana entrou em recessão no 4.º trimestre
Notícias ao Minuto

14:52 - 31/01/19 por Noticias ao Minuto com Lusa

Economia Dados

O produto interno bruto (PIB) de Itália caiu 0,2% no quarto trimestre, confirmou o instituto nacional de estatística italiano (Istat). Quer isto dizer que o país entrou em recessão técnica, tal como já se previa.

De acordo coma  agência Reuters, no terceiro trimestre de 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) tinha registado um decréscimo de 0,1% face ao trimestre anterior.

O Istat também indicou que o PIB aumentou 0,1% no quarto trimestre do ano face ao mesmo período de 2017.

Estes dados confirmam os temores do Governo italiano, que já tinha avançado na quarta-feira que esperava um recuo do PIB, que segundo fontes oficiais é responsabilidade de má gestão no passado.

No quadro macroeconómico, o Governo prevê um crescimento de 1% para 2019, mas organismos como o Banco de Itália ou o Fundo Monetário Internacional (FMI) são menos otimistas e acreditam que apenas cresça 0,6%.

A Itália já esteve em recessão técnica em 2014, quando o PIB se contraiu também 0,2% no segundo trimestre face ao primeiro trimestre e no primeiro trimestre recuou 0,1% face ao último trimestre de 2013

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório