Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

UGT "gostaria" que bancários do norte estivessem no sindicato unificado

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, disse que "gostaria" que o Sindicato de Bancários do Norte (SBN) se juntasse ao novo sindicato unificado do setor financeiro, cuja fusão foi hoje formalizada em Lisboa.

UGT "gostaria" que bancários do norte estivessem no sindicato unificado
Notícias ao Minuto

13:02 - 31/01/19 por Lusa

Economia Secretário-geral

"Eu gostaria, e certamente que todos que estão nesta mesa gostariam, de que em vez de serem quatro sindicatos fossem cinco" no processo de junção, disse Carlos Silva durante a cerimónia de assinatura do protocolo de unificação entre o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), o Sindicato dos Bancários do Centro, o Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal e o Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora, na sede da União Geral de Trabalhadores (UGT), em Lisboa.

O líder da intersindical manifestou, no entanto, "respeito" pelas "divergências" apresentadas ao longo do processo negocial, e preferiu enaltecer a "convergência" que as quatro organizações "conseguiram criar".

"A divergência do SBN não foi possível ultrapassar, continuará a fazer o seu percurso", disse Carlos Silva, salientando que "nunca se sabe se ou durante este percurso de um ano, ou mais tarde, o SBN poderá bater a esta porta".

Já Rui Riso, presidente do SBSI, afirmou que o SBN "podia ter dito mais cedo" que não queria a adesão ao projeto unificado, e que "podia ter participado na alteração" ao mesmo, mas preferiu destacar que "em cinco [sindicatos], um não quer mas os outros quatro querem".

O novo sindicato unificado do setor financeiro, que ainda não tem nome definido, deverá ser constituído formalmente no próximo ano, e segundo o líder da UGT, será "o maior do país", com "quase 60.000 associados".

De acordo com Rui Riso, o setor financeiro, "e nomeadamente a banca", têm um nível de sindicalização muito elevado em Portugal, que "rondará os 90%".

"Pensamos que a sindicalização vai continuar alta, muito alta, no setor financeiro e no subsetor bancário, sem dúvida nenhuma", acrescentou.

O líder do SBSI disse ainda que apesar da unificação, o setor bancário e o setor dos seguros manterão "cada um o seu regime" em termos de benefícios de saúde.

Fonte do SBSI disse à agência Lusa que estão a decorrer auditorias e que os sindicatos envolvidos estão a trabalhar para que a fusão seja feita no próximo ano.

O processo de fusão é independente das eleições sindicais, mas a sua concretização depende da vontade das próximas direções dos quatro sindicatos integrantes.

O Sindicato dos Bancários do Centro e o do Sul, dirigidos por socialistas, têm eleições em abril.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório