Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Portugal exportou pela primeira vez gás natural a partir de Campo Maior

O sistema nacional de gás natural português exportou pela primeira vez através da interligação internacional de Campo Maior, de acordo com um comunicado da REN.

Portugal exportou pela primeira vez gás natural a partir de Campo Maior
Notícias ao Minuto

18:20 - 30/01/19 por Lusa

Economia REN

"O sistema nacional de gás natural exportou, no passado dia 10 de janeiro, gás natural pela interligação de Campo Maior, a primeira vez nos seus 22 anos da história", adiantou a mesma nota.

Nesse dia, o fluxo total de gás "para abastecimento do sistema espanhol foi de aproximadamente um milhão de metros cúbicos", quase todos transportados pela interligação de Campo Maior.

A interligação de Campo Maior esteve na origem da introdução do gás natural no mercado nacional em 31 de janeiro de 1997. A entrada ao serviço comercial do Terminal de Gás Natural Liquefeito de Sines, em 2004 fez com que fossem depois diversificadas as fontes de aprovisionamento do gás.

"A forte competitividade do Terminal de Sines e o evento de uma vaga de frio na Europa e em particular em Espanha têm levado a que o mercado recorra ao sistema nacional como porta de entrada na Europa", adiantou a REN.

O sistema português, explicou a REN, pode ser competitivo "sobretudo em situações de picos de consumo" como o verificado em janeiro, tendo em conta a capacidade de Sines e a localização geográfica, como porta de entrada na Europa.

"Desde que se iniciou a exportação de gás natural para Espanha, no final do passado mês de outubro, o valor diário mais elevado de exportação comercial solicitada pelo mercado foi de 3,2 milhões de metros cúbicos, verificado no dia 16 de janeiro", de acordo com a REN, o que correspondeu "a 47% da capacidade total disponibilizada para exportação no VIP [ponto virtual que agrega as capacidades das interligações internacionais] ibérico".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório