A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) fez as contas e concluiu que comprar a granel é mais barato em comparação com os mesmos produtos que vêm em embalagens. A associação analisou o preço de alguns produtos e concluiu que "avulso é mais barato" em 65% dos casos.
"Comparámos os preços dos artigos a granel com os vendidos em embalagens. A tradicional dica de que “avulso é mais barato” confirmou-se em 65% dos casos. As maiores poupanças foram encontradas nas especiarias, nos frutos secos e secados, nos aperitivos e nas leguminosas. Ainda assim, é importante comparar sempre o preço por quilo da versão a granel com o artigo embalado", pode ler-se numa nota explicativa da DECO.
Além da poupança na hora, importa salientar que a compra a granel também evita o desperdício, uma vez que compra exatamente a quantidade de que precisa.
"Quando compra avulso, pode levar pequenas quantidades e, desta forma, evita ter os produtos em casa por muito tempo. A forma como vai conservá-los é determinante para manter a frescura e a validade. O acondicionamento varia consoante o tipo de alimento", refere a DECO.