Meteorologia

  • 18 FEVEREIRO 2019
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 13º

Edição

Sustentabilidade tem de ser o pilar de destinos turísticos alternativos

A "Declaração sobre Destinos Culturais Sustentáveis Sem Fronteiras", produzida pela rede Aldeias Históricas de Portugal e pelo Instituto de Turismo Responsável, defende que a sustentabilidade tem de ser o pilar de destinos turísticos alternativos.

Sustentabilidade tem de ser o pilar de destinos turísticos alternativos
Notícias ao Minuto

10:17 - 29/01/19 por Lusa

Economia Declaração

O documento, divulgado hoje à agência Lusa, reúne as conclusões da cimeira internacional "Destinos Culturais Sustentáveis Sem Fronteiras", que decorreu em novembro, em Idanha-a-Nova, e defende a sustentabilidade em destinos turísticos não massificados, como é o caso da rede das Aldeias Históricas de Portugal.

A declaração defende que a atividade turística nestes territórios tem de funcionar como "um aliado na conservação das suas paisagens culturais e como garante da preservação do património cultural e da sua autenticidade".

"O turismo tem que se tornar num vetor para fortalecer as comunidades locais, ao aumentar o orgulho de pertença ao território e aos seus valores, e não uma indústria estandardizada, exógena em relação ao destino", defendem as entidades.

O turismo nesses destinos deve também recorrer aos bens e serviços locais, por forma a aumentar os seus laços à comunidade, sendo necessário criar soluções inovadoras para melhorar a eficiência de recursos, num contexto de economia circular.

Nas recomendações finais da declaração, é proposta a criação de uma rede internacional de destinos alternativos, assim como a implementação de um sistema de partilha das boas práticas entre estes territórios, permitindo replicar soluções "viáveis e criativas".

No documento, é ainda recomendada a promoção de rotas interpretativas nacionais e transfronteiriças, o envolvimento sustentável das comunidades locais no turismo e a consciencialização para medidas de gestão que garantam que estes destinos não se tornem alvo de processos de gentrificação.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório