Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Estado arrecada mais 99 milhões em setembro

O Estado arrecadou mais 99 milhões de euros em Certificados de Aforro em setembro, em termos líquidos, detendo já mais de 10 mil milhões de euros neste instrumento de dívida dirigido às famílias, segundo o IGCP.

Estado arrecada mais 99 milhões em setembro
Notícias ao Minuto

16:33 - 18/10/13 por Lusa

Economia Certificados

De acordo com o boletim mensal do IGCP, a agência que gere a dívida portuguesa, as famílias portuguesas investiram 157 milhões de euros em certificados de aforro em setembro e levantaram 58 milhões, o que dá um saldo de 99 milhões.

Desde o início do ano, os portugueses investiram mais 349 milhões de euros em certificados de aforro, um instrumento de dívida que pretende captar a poupança das famílias, tendo o Estado um saldo acumulado de 10.018 milhões de euros nestes títulos.

Em agosto do ano passado, o Governo alterou as condições de remuneração dos certificados de aforro das séries B e C, que passaram a ter um prémio fixo a partir de setembro de 2012, ficando em ambas as séries com um retorno de cerca de 3,2%.

No caso da série B, a melhoria da remuneração traduziu-se num aumento do prémio fixo de 1,0 por cento (100 pontos base), passando a remuneração a ser de 3,2808%.

Para a série C, o Governo decidiu suspender o prémio em vigor e substitui-lo por um prémio fixo de 2,75% (275 pontos base), obtendo-se uma remuneração de 3,268%.

Tanto a série B como a série C passaram a ser indexadas a taxas de juro de curto prazo.

Na altura, o Governo esclareceu que estas condições excecionais de remuneração vigoram de 01 de setembro de 2012 a 31 de dezembro de 2016, data após a qual serão retomadas as condições originais, estabelecendo-se um limite máximo de remuneração de 5%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório