Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Sete em cada 10 pagamentos dos consumidores foram feitos em dinheiro

Sete em cada dez pagamentos dos consumidores em 2017 foram feitos em dinheiro, e apenas cinco em cada 100 foram feitos com débitos diretos, revela um estudo do Banco de Portugal hoje divulgado.

Sete em cada 10 pagamentos dos consumidores foram feitos em dinheiro
Notícias ao Minuto

15:17 - 28/01/19 por Lusa

Economia 2017

Logo a seguir aos pagamentos em numerário (70% do total), os cartões de pagamentos representaram 23% da quantidade de operações de pagamentos, os débitos diretos 5%, as transferências a crédito 2% e os cheques, cujo uso tem decrescido, tiverem um uso quase residual.

O estudo, denominado "Custos Sociais dos Instrumentos de Pagamento de Retalho em Portugal", mostra que para os consumidores o uso de numerário (notas e moedas) e débitos diretos são os que acarretam menores custos, enquanto o cheque é o instrumento mais dispendioso.

Em 2017, os custos privados dos consumidores com todos os instrumentos de pagamento foram de 789 milhões de euros, a maioria (37%) de cartões de débito.

Os débitos diretos representaram apenas 2% daqueles custos, mas apesar disso foram usados em apenas 5% do total de pagamentos efetuados em 2017.

"Apesar dos débitos diretos serem um instrumento de pagamento muito eficiente, ainda existe margem de progressão significativa na sua utilização", afirma o Banco de Portugal naquele estudo, enaltecendo as vantagens para os consumidores e empresas de uma maior utilização dos débitos diretos.

Quanto aos custos unitários suportados em 2017 pelos consumidores, por transação, o estudo conclui que o numerário e os débitos diretos foram os que tiveram mais baixo custo, de seis cêntimos por pagamento.

Os cartões de crédito e os cheques foram os que tiveram maior custo em 2017, de 2,56 euros e 3,42 euros, respetivamente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório