Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

E se o banco lhe recusar um empréstimo? Eis o que fazer

Na prática, o que tem de fazer é melhorar a sua reputação junto da instituição bancária. A plataforma ComparaJá.pt dá algumas dicas.

E se o banco lhe recusar um empréstimo? Eis o que fazer
Notícias ao Minuto

14:46 - 28/01/19 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

Imagine que vai pedir um empréstimo e o banco considera que não tem as condições necessárias para lhe emprestar dinheiro, sabe o que fazer? Se isto acontecer, deve colocar mãos à obra e melhorar a sua reputação junto do banco, de acordo com o ComparaJá.pt

"Caso a concessão de crédito lhe tenha sido recusada aconselhamos que investigue e perceba o porquê da instituição financeira ter tomado tal decisão", explica a plataforma. 

Depois, pode tomar os seguintes passos: 

  • Rever os seus registos e confirmar se existe algum erro: "Os bancos investigam o seu historial financeiro de forma a averiguar se é, usualmente, cumpridor dos seus pagamentos. Um pedido de crédito recusado pode derivar de incumprimentos passados que estejam registados no seu historial bancário."
  • Procure soluções para evitar o sobreendividamento: "Se está numa situação em que sente que está a pressionar a sua taxa de esforço manifestando alguma dificuldade em pagar as suas prestações ao final do mês, ou se já tem, efetivamente, prestações em atraso, o melhor será procurar ajuda. Aconselhamos, primeiro que tudo, a falar com o seu banco e expor a situação."
  • Não efetue outros pedidos de crédito: "Se o seu pedido de crédito foi recusado pela primeira instituição financeira à qual recorreu é porque, muito provavelmente, os especialistas financeiros que analisaram o seu pedido identificaram que o mesmo representava riscos para o banco. Não valerá a pena continuar a tentar outras instituições até ver as causas da primeira rejeição de crédito resolvidas."
  • Procure formas de melhorar a sua reputação junto do banco: "Por exemplo, se melhorou as suas condições profissionais e passou a contrato efetivo por conta de outrem, dando-lhe mais estabilidade financeira, pode (e deve) apresentar com garantia ao banco pois é uma forma de comprovar que a sua taxa de esforço  será reduzida. Outras garantias, como a hipoteca da sua casa ou a apresentação de um fiador, também representam mais-valias para evitar um pedido de crédito recusado."
  • Confirme o seu relatório bancário novamente: "Após ter seguido os passos acima que achar relevantes face à sua situação de recusa de crédito, volte a confirmar o seu relatório bancário num período potencial até três meses para se certificar que toda a informação foi retificada e alterada. Caso esteja tudo em ordem, poderá avançar para novo pedido de crédito."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório