Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Costa em visita oficial a Chipre para intensificar relações económicas

O primeiro-ministro realiza na terça-feira uma visita oficial a Chipre, tendo como objetivos a intensificação das trocas económicas e das relações político-diplomáticas, que se têm alicerçado sobretudo no apoio mútuo a candidaturas a lugares internacionais.

Costa em visita oficial a Chipre para intensificar relações económicas
Notícias ao Minuto

15:00 - 26/01/19 por Lusa

Economia Primeiro-ministro

Acompanhado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, António Costa chega a Chipre na noite de segunda-feira e a visita oficial decorrerá na manhã de terça-feira, dia em que, pela tarde, participará, também em Nicósia, na V Cimeira dos Países do Sul da Europa.

Na manhã de terça-feira, o primeiro-ministro será recebido no Palácio Presidencial pelo chefe de Estado cipriota, Nicos Anastasiades, numa cerimónia em que deporá uma coroa de flores junto à estátua de Makarios III, o primeiro Presidente da República do Chipre.

O encontro político entre António Costa e Nicos Anastasiades, que pelo sistema constitucional cipriota lidera também o Governo do seu país, tem a duração prevista de uma hora, seguindo-se declarações conjuntas aos jornalistas.

No final da manhã, o líder do executivo português terá ainda um encontro com o presidente do parlamento, Demetris Syllouris, com quem irá almoçar, antes de participar na V Cimeira dos Países do Sul da Europa.

No plano político, segundo fonte diplomática portuguesa, nos últimos 18 anos, Portugal e Chipre efetuaram várias trocas de apoio a cargos internacionais, a última das quais com a candidatura do antigo ministro socialista António Vitorino ao cargo de diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações.

"Portugal apoiou sem contrapartidas 14 candidaturas de Chipre, a última das quais, a candidatura ao Comité das Partes da Convenção Europeia sobre a luta contra o Tráfico de Seres Humanos (Comité GRETA), mandato 2019-2022, nas eleições que tiveram lugar em 09 de novembro de 2018. O candidato cipriota, no entanto, não foi eleito. Por sua vez, o Chipre apoiou sem contrapartidas 11 candidaturas de Portugal", refere a mesma fonte diplomática.

No âmbito desta visita oficial de António Costa, Portugal e Chipre estão neste momento a negociar três acordos: um sobre proteção mútua de informação classificada, outro em torno de um programa de cooperação cultural, e um terceiro - considerado o mais importante - de cooperação ao nível dos fluxos migratórios com incidência específica no Chipre.

No plano económico, de acordo com dados do AICEP (Agência de Investimento para o Comércio Externo de Portugal), o Chipre é ainda um parceiro "bastante modesto" no contexto do comércio internacional português, apesar de também pertencer à zona euro.

Portugal tem em relação a Chipre uma balança comercial superavitária com um aumento médio anual de 2013 a 2017 de 11,5% e 7,8% nas exportações e importações, respetivamente. Em 2017, o Chipre foi 61.º cliente de Portugal e o seu 110.º fornecedor.

Segundo os dados mais atuais disponíveis, de janeiro a novembro de 2018 observou-se um coeficiente de cobertura das exportações nacionais de 447,7%, com um aumento das exportações de 9,7% (com um valor total de 45,2 milhões de euros) e uma subida das importações de 64,4% (com um valor total de 10,1 milhões de euros).

O Chipre foi um dos países da União Europeia que pediu a intervenção externa na recente crise financeira, sobretudo em resultado de problemas na banca, mas, agora, o FMI (Fundo Monetário Internacional) tem elogiado os progressos registados neste país.

De acordo com o FMI, o PIB (Produto Interno Bruto) do Chipre cresceu 3,9% em 2017, com especial atividade nos setores da construção, do turismo e dos serviços profissionais. Em 2018, estima-se que o crescimento do PIB tenha rondado os 3,6%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório