Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

EDP atribui 2,8 milhões para obras de restauro do Museu do Ipiranga

A EDP anunciou hoje que vai apoiar as obras de restauro do Museu do Ipiranga, em São Paulo, no Brasil, com uma verba de 12 milhões de reais (2,8 milhões de euros), estando a inauguração do espaço prevista para 2022.

EDP atribui 2,8 milhões para obras de restauro do Museu do Ipiranga
Notícias ao Minuto

19:01 - 25/01/19 por Lusa

Economia São Paulo

Em comunicado, a EDP realçou que "é o primeiro contrato a ser fechado com a Universidade de São Paulo, a instituição que gere o Museu do Ipiranga", tendo a obra a "duração prevista de 30 meses com a reinauguração prevista para 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil".

Na quinta-feira, o governador do estado de São Paulo, João Doria, havia anunciado no Twitter que a parceria com a EDP foi firmada no âmbito do Fórum Económico Mundial de Davos, recordando que a EDP "já patrocina a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa e, com mais este apoio, fará uma grande contribuição com a preservação da história do Brasil".

Fechado desde 2013 devido a problemas na estrutura do edifício, o Museu do Ipiranga tem por nome oficial "Museu Paulista da Universidade de São Paulo" e é uma "instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História e cujas atividades têm, como referência permanente, um acervo", segundo o 'site' da instituição.

De acordo com a página do museu, o seu acervo tem "mais de 450.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação arquivística, do seiscentismo até meados do século XX, eixo para a compreensão da sociedade brasileira, a partir do estudo de aspetos materiais da cultura, com especial concentração na História de São Paulo".

A obra mais conhecida na posse do museu é o quadro "Independência ou Morte", de Pedro Américo de Figueiredo e Mello, terminada em 1888, numa representação idealizada do momento da proclamação da independência do Brasil por D. Pedro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório