Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Empresários norte-americanos querem garantias para investir em Moçambique

O encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Moçambique, Bryan Hunt, disse hoje que os empresários norte-americanos querem garantias de segurança para investir no país.

Empresários norte-americanos querem garantias para investir em Moçambique
Notícias ao Minuto

15:38 - 25/01/19 por Lusa

Economia Segurança

"Os investidores precisam de garantias de que existe esforço nacional para abordar e travar o extremismo violento recente na província de Cabo Delgado", no norte do país, disse Hunt, em alusão à onda de ataques armados protagonizada por grupos desconhecidos em aldeias daquela província.

Hunt falava em Maputo durante o lançamento da 12.ª Cimeira Anual de Negócios Estados Unidos - África, em parceria com o Corporate Council on Africa.

A cimeira servirá como uma das principais plataformas para as empresas americanas conhecerem e discutirem com as suas contrapartes africanas as últimas tendências de negócios, comércio, e investimento por todo o continente, onde se espera 1500 participantes.

Para Hunt, os investidores norte-americanos vão querer ver progressos concretos na implementação do desarmamento, desmobilização e reintegração dos antigos guerrilheiros Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), no âmbito dos consensos alcançados entre o Governo e maior partido de oposição nas negociações de paz.

"Quero salientar ao governo como à Renamo que o progresso rápido nestas áreas será essencial para o bem-estar económico e apelar a que redobrem esses esforços de desmilitarização e reforma eleitoral, com o apoio total da comunidade internacional", reforçou.

A realização de eleições livres e justas em 2019, é também uma garantia que os empresários pretendem ver asseguradas, segundo o encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos.

Hunt acrescentou ainda que as autoridades moçambicanas devem "estancar" as influências e atividades de grupos criminosos organizados envolvidos em tráfico de narcóticos e de vida selvagem, e para proteger os recursos marítimos e terrestres do país.

Em relação ao processo de dívidas ocultas, em que estão acusados políticos moçambicanos pelas autoridades norte-americanas, não existe uma resposta "fácil", disse Hunt, considerando que procurar "esconder ou encobrir os detalhes do escândalo não vai atenuar essas preocupações", o país deve procurar transparência e responsabilização.

Por seu turno, o primeiro-ministro moçambicano Carlos Agostinho do Rosário disse que a cimeira constitui uma oportunidade para as pequenas, médias e grandes empresas dos EUA, África e do mundo estabelecerem contactos e parcerias.

"Encorajamos o empresariado moçambicano e de África em geral a capitalizar esta plataforma tendo em conta as iniciativas e oportunidades para promover o comercio e investimento", disse Agostinho do Rosário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório