Meteorologia

  • 18 JULHO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

Pagar compras com o telemóvel é seguro? Através deste método sim

Análise da DECO concluiu que o pagamento de contas ou as transferências de dinheiro para 'amigos' através do MB Way são seguros.

Pagar compras com o telemóvel é seguro? Através deste método sim

O MB Way já é um instrumento utilizado por várias pessoas há muito tempo, mas só agora a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) se pronunciou sobre ele. A conclusão é que se trata de um método seguro, quer para pagar as contas, quer para pagar uma dívida a um amigo. 

"Os nossos especialistas concluíram que é um método de pagamento seguro, já que as transações são processadas pela SIBS - entidade responsável pela gestão da rede Multibanco. Na prática, está apenas a utilizar o seu cartão de débito no telemóvel, ou seja, nunca partilha os dados bancários com a loja. Além disso, a autenticação da transação é feita por si, através de um código PIN", esclarece a Associação, numa nota disponibilizada no seu site. 

E mais, acrescenta a DECO que "todas as comunicações são feitas com HTTPS (sistema que torna as comunicações seguras) e certificados de autenticação de cliente". 

Assim sendo, o seu dinheiro só fica em risco caso alguém tenha acesso ao seu telemóvel e ao seu código de acesso, pelo que "as vulnerabilidades são iguais às de um cartão multibanco". O recomendável é que tenha código de acesso no seu telemóvel, para impedir a 'entrada de pessoas estranhas'.

"Portanto, se forem tomadas todas as medidas de segurança, o pagamento com o telemóvel é recomendável. Para já, os pagamentos por esta via não têm custos", aponta ainda. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório