Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Alerta. Seg Social diz que há falsos funcionários a fazerem cobranças

Se alguém lhe bateu à porta e se fez passar por um funcionário da Segurança Social, o melhor é desconfiar.

Alerta. Seg Social diz que há falsos funcionários a fazerem cobranças
Notícias ao Minuto

06:50 - 25/01/19 por Notícias ao Minuto

Economia Burlas

A Segurança Social emitiu um alerta, na quinta-feira, por causa de falsos funcionários da Segurança Social que estão a burlar pessoas principalmente em zonas mais isoladas do país. De acordo com a entidade, estes indivíduos anunciam falsos prémios em troca de as pessoas mostrarem o dinheiro que têm em casa, sendo que isto acontece principalmente junto dos mais velhos.

"Estas situações decorrem normalmente de contactos porta a porta, especialmente junto de pessoas idosas residentes em zonas mais isoladas, nos quais, e exemplificando, os indivíduos iludem os cidadãos sobre existência de prémios e, alegando falsos pretextos para entrega do valor em causa, induzem as pessoas a mostrar o dinheiro de que dispõem nas suas habitações para visualizarem o número de série das notas, como condição para atribuição do mesmo", pode ler-se no comunicado emitido pela Segurança Social. 

Mas não se deixe enganar. O objetivo é mesmo ficarem a saber quanto dinheiro é que a pessoa tem em casa, "a obtenção de valores, dinheiro ou outros", refere. 

A Segurança Social destaca ainda que nada tem a ver com estes falsos funcionários e, ainda, que "no âmbito da sua atividade a Segurança Social não atribui prémios ou gratificações". O mesmo se verifica em relação aos trabalhadores desta entidade, que "não se dirigem a casa das pessoas no sentido de solicitar ou cobrar qualquer montante monetário ou outro valor pessoal". 

Se desconfiar estar perante uma destas situações deve contactar de imediato as forças de segurança, como a PSP ou a GNR. 

"Alertamos assim para a necessidade de contactar de imediato as forças policiais sempre que indivíduos se dirijam à sua habitação, em nome da Segurança Social, a solicitar dinheiro ou a cobrar valores em dívida", alerta a Segurança Social. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório