Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Costa defende que 'Quadratura do Círculo' é essencial para debate

O primeiro-ministro considerou hoje que o programa "Quadratura do Círculo", que hoje é emitido pela última vez na SIC-Notícias, é essencial para o debate democrático, destacando-se ao longo dos anos pela qualidade e inteligência da discussão.

Costa defende que 'Quadratura do Círculo' é essencial para debate
Notícias ao Minuto

22:00 - 24/01/19 por Lusa

Economia Programa

António Costa transmitiu esta posição sobre o programa "quadratura do Círculo" no final de uma visita ao armazém "Ephemera", Biblioteca e Arquivo José Pacheco Pereira, no Barreiro.

Falando na presença do antigo dirigente social-democrata Pacheco Pereira, do antigo ministro socialista Jorge Coelho e do jornalista Carlos Andrade - três dos quatro elementos deste programa de debate político (o outro é o antigo dirigente do CDS António Lobo Xavier) -, o primeiro-ministro recordou que também ele foi participante neste programa semanal, até começar a desempenhar as funções de secretário-geral do PS a partir de setembro de 2014.

"Este é um programa que começou na rádio, ainda intitulado "Flash Back", com José Magalhães (PS) e Nogueira de Brito (CDS) e que se reinventou no espaço televisivo", observou o líder do executivo.

Sem nomear qualquer canal de televisão, o primeiro-ministro observou depois que "é muito bom saber que, mesmo quando uma televisão entende que pode prescindir de um programa com a qualidade da Quadratura do Círculo, há outra televisão que percebe que dar-lhe continuidade é muito importante para a qualidade da nossa democracia".

"Não há democracia sem debate político. E o debate político, para dar vida à democracia, tem de ser inteligente e com qualidade. A Quadratura do Círculo - não falo do tempo em que lá estive para não ser suspeito - é seguramente o espaço mais inteligente, mais competente e de maior qualidade de debate que existe em Portugal", acrescentou.

Sobre a sua presença neste programa, António Costa considerou que aquilo que mais o marcou "foi a relação pessoal que se estabeleceu" entre os diferentes participantes nesse espaço de debate, "sem prejuízo das diferenças que havia em termos de pensamento".

"Mas é isso que enriquece o programa", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório