Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Companhias aéreas europeias omitem valores de compensações nos relatórios

As principais companhias aéreas europeias, entre as quais a TAP, omitiram nos seus relatórios financeiros mais de cinco mil milhões em compensações devidas a mais de 29 milhões de passageiros, revela um relatório efetuado pela Skycop hoje divulgado.

Companhias aéreas europeias omitem valores de compensações nos relatórios
Notícias ao Minuto

18:42 - 23/01/19 por Lusa

Economia Skycop

Segundo o relatório da empresa de defesa dos passageiros Skycop, o maior devedor é a Ryanair, com uma dívida de mais de 1,1 mil milhões de euros.

A TAP tem em dívida mais de 130 milhões de euros em compensações nos três anos contemplados no relatório.

O relatório foi elaborado com base em dados recolhidos entre 2015 e 2017, relativos à Air Baltic, Air France -- KLM, Easy Jet, IAG Group (Aer Lingus, British Airways, Iberia e Vuelling), LOT, Lufthansa Group, Ryanair e a TAP Air Portugal.

O documento refere que de um total de quase três mil milhões de passageiros, mais de 29 milhões de passageiros foram afetados, não tendo recebidos as suas compensações.

"Todos os anos, com a aproximação do fim do ano fiscal, as companhias aéreas consolidam os seus relatórios financeiros. No entanto, os números nem sempre transmitem toda a verdade. Muitas vezes, os auditores não têm em consideração todos os dados quando estão a fechar relatórios de contas de uma determinada companhia aérea. Ao que parece, as companhias aéreas estão a tentar ocultar os valores das compensações que têm em dívida para com os seus passageiros", considerou Jurgis Petrosius, co-fundador da Skycop.

A Skycop defende que as compensações devem ser adicionadas aos passivos no balanço financeiro e designados como 'reservas',o que não se verifica atualmente, porque considera que as reclamações podem ter um impacto significativo nos resultados líquidos das companhias aéreas, se estas salvaguardas não forem criadas.

Considera ainda que esta situação representa um risco para os investidores, dado que a informação não representa o panorama financeiro na sua totalidade, impossibilitando a análise correta da situação financeira da empresa.

A SKYCOP é uma empresa que defende os passageiros e seus direitos numa luta contra a má conduta das companhias aéreas em relação a reembolsos de voos.

Fundada em 2017, a Skycop aumentou o seu registo europeu de queixas de três milhões de euros para um total de 26 milhões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório