Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Bancos portugueses continuaram a apertar crédito no final de 2018

Os bancos continuaram a refrear a concessão de crédito, nos últimos três meses do ano passado, seguindo a tendência do trimestre anterior, revela o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, publicado hoje pelo Banco de Portugal.

Bancos portugueses continuaram a apertar crédito no final de 2018
Notícias ao Minuto

14:04 - 22/01/19 por Lusa

Economia Inquérito

Os resultados do questionário aos cinco bancos que compõem a amostra revelaram que os critérios de concessão de crédito, e os termos e condições gerais aplicados nos empréstimos a empresas e a particulares, "permaneceram inalterados" nos últimos três meses de 2018, face ao trimestre anterior.

Em 1 de julho de 2018, entrou em vigor uma medida macroprudencial do Banco de Portugal composta por quatro recomendações para refrear a concessão de crédito à habitação e ao consumo, tendo em conta que no início do ano chegou ao máximo dos últimos oito anos.

Não obstante esta manutenção dos critérios de concessão de crédito, segundo os resultados do inquérito, duas instituições reportaram 'spreads' ligeiramente mais baixos nos empréstimos de risco médio, para as Pequenas e Médias Empresas (PME) e para grandes empresas.

Em sentido contrário, uma das instituições assinalou um ligeiro agravamento das comissões e outros encargos não relacionados com taxas de juro, em ambos os segmentos de empresas.

"A justificar a adoção de termos e condições ligeiramente menos restritivos, uma instituição indicou as pressões exercidas pela concorrência, que contribuíram ligeiramente para a diminuição dos 'spreads', nos empréstimos de risco médio e nos de maior risco", lê-se no relatório.

No crédito a particulares, os resultados do inquérito revelam que se mantiveram os critérios da concessão de crédito, embora uma instituição tenha indicado critérios ligeiramente mais restritivos, "em virtude das condições regulatórias", e outra instituição tenha assinalado "pressões da concorrência" exercidas por outras instituições bancárias.

Quanto à procura de crédito, o inquérito hoje divulgado conclui que alguns bancos assinalaram, no quarto trimestre de 2018, um "ligeiro aumento" na procura pelas empresas, no segmento das PME e das grandes empresas, em especial quanto a empréstimos de longo prazo.

Também no segmento dos particulares, o inquérito do Banco de Portugal conclui que algumas instituições de crédito reportaram, naquele período, um "ligeiro aumento" da procura para aquisição de habitação e para consumo e outros fins.

"Para o primeiro trimestre de 2019, a maioria das instituições participantes não antecipa alterações nos respetivos critérios de aprovação de crédito a empresas e a particulares, assim como na evolução da procura de crédito por parte destes dois setores", lê-se naquela publicação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório