Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Cerca de 8 em 10 empresas portuguesas investiram no último ano financeiro

Um estudo do Banco Europeu de Investimento (BEI) mostra que 79% das empresas em Portugal fizeram investimentos no último ano financeiro, a mesma proporção verificada na pesquisa anterior de 2017, mas ainda abaixo da média da União Europeia (87%).

Cerca de 8 em 10 empresas portuguesas investiram no último ano financeiro
Notícias ao Minuto

22:14 - 21/01/19 por Lusa

Economia BEI

Esta é uma das conclusões do EIB Investment Survey 2018, que foram hoje apresentadas na Conferência Investimento, inovação e digitalização: o caso português, em Lisboa.

O mesmo estudo mostra que o investimento por colaborador "aumentou ligeiramente", mantendo-se, contudo, abaixo da média europeia.

Em termos de contexto macroeconómico, o estudo do BEI indica que o investimento agregado em Portugal continua a recuperar mas mantém-se 20% abaixo do nível de 2008, em grande parte ainda devido ao fraco investimento pelo Governo e famílias.

Também a incerteza em relação ao futuro mantém-se como a mais comum barreira ao investimento, referida por 84% das empresas portuguesas inquiridas, em linha com a pesquisa de 2017, mas acima da média da UE (69%).

Os custos e energia (81%) e os regulamentos do mercado de trabalho (79%) também foram mais indicados pelas empresas portuguesas do que pelas congéneres europeias.

O mesmo estudo revela que apenas 5% das empresas manifestam ter dificuldades de financiamento, abaixo dos 12% registados no EIBIS 2017 e agora em linha com a média europeia, também de 5%.

O EIB Investment Survey 2018 indica ainda que "a produtividade das empresas é amplamente comparável à média da UE".

As conclusões do estudo resultam das entrevistas telefónicas a 535 empresas em Portugal em 2018, realizadas entre abril e julho do último ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório