Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Debilidade do setor automobilístico prolonga-se mais do que esperado

O Bundesbank considera que a debilidade da produção do setor automobilístico se está a prolongar mais do que o esperado e só se normalizou de forma "muito vacilante", depois das significativas quedas do verão.

Debilidade do setor automobilístico prolonga-se mais do que esperado
Notícias ao Minuto

12:30 - 21/01/19 por Lusa

Economia Bundesbank

No boletim mensal de janeiro, publicado hoje, o Bundesbank afirma que a economia alemã cresceu de novo no quarto trimestre de 2018, mas de forma contida, devido à "dececionante evolução da indústria".

Não se alcançou o regresso que se esperava ao forte ritmo de expansão do primeiro semestre depois da travagem que a economia alemã sofreu no trimestre estival, adianta o banco central alemão.

A produção industrial da Alemanha contraiu-se em novembro 1,75% face ao mês anterior, adianta o Bundesbank.

"O recuo produziu-se de forma ampla em todos os setores", segundo os economistas do Bundesbank.

A entrada de encomendas à indústria alemã também recuou significativamente em novembro, designadamente 1% face a outubro.

O Bundesbank sublinha que no setor automobilístico a debilidade da produção se está a prolongar mais do que o esperado e que se está a normalizar de forma "muito vacilante", depois das quedas significativas nos meses de verão devido à adoção de novos testes de homologação.

Os indicadores conjunturais, a entrada de encomendas e as novas matrículas indicam que a produção automobilística será maior em breve, adianta.

Contudo, a produção de automóveis foi em dezembro último apenas um pouco mais elevada em novembro e significativamente mais baixa do que em dezembro de 2017, segundo a associação alemã da indústria automóvel.

Noutros setores industriais a produção recuou fortemente em novembro fazendo com o Bundesbank preveja uma "queda significativa" da produção industrial no quarto trimestre.

No entanto, a economia alemã registou impulsos positivos do consumo privado porque a situação do mercado laboral na Alemanha é muito boa e os salários subiram, sublinha.

O Bundesbank assegura que estes são os elementos que explicam o forte aumento das vendas a retalho em novembro na Alemanha.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 1,5% em 2018, face a 2017, ano em que tinha crescido 2,2%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório