Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Banco de Itália baixa para 0,6% a previsão de crescimento para este ano

O Banco de Itália reviu em baixa a previsão de crescimento económico do país para 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, quando anteriormente antecipava um aumento de 1%, em linha com o Governo.

Banco de Itália baixa para 0,6% a previsão de crescimento para este ano
Notícias ao Minuto

16:51 - 18/01/19 por Lusa

Economia Oficial

"A estimativa de crescimento do PIB italiano para 2019 é de 06%, o que representa uma correção de 0,4 pontos percentuais em relação ao previsto anteriormente", disse o Banco de Itália no seu boletim económico.

Em relação a 2020, a instituição prevê um crescimento de 0,9% e para o ano seguinte 1%, quando o Governo italiano antecipa um crescimento de 1,1% em 2020 e de 1% em 2021.

O Banco de Itália referiu que o PIB italiano registou uma queda de 0,1% no terceiro trimestre de 2018 em comparação com o trimestre anterior e advertiu que existe o risco de uma recessão técnica se no quarto trimestre do ano passado se tiver registado um novo recuo do PIB, um dado que será conhecido em breve.

A esta situação juntam-se outros fatores de incerteza como os sinais de deterioração cíclica em muitas economias avançadas e emergentes, a tensão comercial entre Estados Unidos e China, a incerteza em torno da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) ou a desaceleração do crescimento na zona euro, aponta o banco central.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório