Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Grande aposta na energia elétrica em Portugal é no solar"

O ministro do Ambiente e da Transição Energética indicou hoje, em Madrid, que Portugal vai fazer uma "grande aposta" na produção de energia solar nos próximos anos, para ser neutral em carbono até 2050.

"Grande aposta na energia elétrica em Portugal é no solar"
Notícias ao Minuto

13:26 - 18/01/19 por Lusa

Economia Matos Fernandes

"A grande aposta [nos próximos anos] na energia elétrica em Portugal é no solar", disse João Pedro Matos Fernandes numa conferência sobre "a transição energética no mercado ibérico" organizada pela Câmara do Comércio Hispano Portuguesa em colaboração com a KPMG.

O responsável português sublinhou que "na próxima década" será feito "o maior esforço" para que o país, até 2050, consiga ter 100 % da eletricidade consumida a partir de fontes energéticas não poluentes.

Na conferência foi referido que em 2030 a meta de contribuição da totalidade das fontes de energia renováveis é de 37% na Europa, enquanto para Portugal o objetivo é alcançar 47%.

"Somos no mundo o país que melhor estruturou o seu caminho para sermos neutros em carbono", realçou o ministro do Ambiente.

Na conferência sobre o clima que decorreu em Marraquexe em 2016 o primeiro-ministro, António Costa, anunciou o objetivo de Portugal alcançar a neutralidade carbónica em 2050, tendo em seguida o Governo elaborado um "Roteiro para a Neutralidade Carbónica" que está em discussão pública neste momento.

O secretário de Estado da Energia de Espanha, José Domínguez Abascal, também presente na conferência de hoje em Madrid, avançou que o país irá entregar nas próximas duas semanas em Bruxelas o seu "Plano Integrado para a Energia e o Clima", que contempla uma redução das emissões de 20% em 2030 em relação a 1990.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório