Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Afinal, a quem já chega o IRS automático?

Contribuintes abrangidos pelo IRS automático apenas têm de validar e confirmar a declaração.

Afinal, a quem já chega o IRS automático?
Notícias ao Minuto

08:19 - 18/01/19 por Noticias ao Minuto com Lusa

Economia Finanças

A estreia do IRS automático deu-se em 2017, mas atualmente já há uma grande maioria de contribuintes com acesso a este regime, o que significa que apenas têm de confirmar e validar a declaração. Na quinta-feira foi anunciado que a declaração automática passa a estar disponível para quem tem aplicações em PPR.

Quando surgiu, o IRS automático apenas estava disponível para os contribuintes sem dependentes a cargo que, em 2016, tiveram apenas rendimentos das categorias A (trabalho por conta de outrem) e H (pensões, com exceção de pensões de alimentos) obtidos em Portugal.

No ano passado, o IRS automático foi alargado às famílias com filhos e com benefícios fiscais resultantes de donativos comunicados à Autoridade Tributária (AT) através de uma declaração oficial, no caso a Modelo 25.

Ora, no ano passado o IRS automático chegou a três milhões de agregados familiares em 2018, segundo dados divulgados pela AT. Com o alargamento também aos contribuintes com PPR prevê-se que o universo dos abrangidos volte a ser alargado. 

Em 2017, para os rendimentos relativos a 2016, e de acordo com a estatísticas oficiais disponíveis no Portal das Finanças, houve 326.696 agregados que reportaram na sua declaração de IRS aplicações em PPR e em Regime Público de Capitalização - RPC (habitualmente chamados de PPR do Estado).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório