Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Marca 'Big Mac' da McDonald's revogada na UE

A cadeia de restauração norte-americana McDonald's viu a marca registada "Big Mac" revogada na União Europeia (UE), após uma batalha jurídica contra uma cadeia irlandesa Supermac.

Marca 'Big Mac' da McDonald's revogada na UE
Notícias ao Minuto

16:14 - 16/01/19 por Lusa

Economia Batalha

A empresa irlandesa apresentou um pedido em março de 2017 no Gabinete para a Propriedade Intelectual da União Europeia para pôr fim ao uso exclusivo dos termos "Big Mac" pela McDonald's na UE.

A Supermac acusava a McDonald's de "intimidação em matéria de marcas registadas" e de impedir a sua expansão fora da Irlanda servindo-se da semelhança entre o nome da cadeia e o do "Big Mac".

Segundo a decisão do organismo da UE anunciada na terça-feira, a McDonald's não fez um "uso real" da marca "para os bens e serviços para os quais foi registada", sendo usada para uma variedade de produtos, quando designa apenas um tipo de hambúrguer.

Questionada pela France Presse, a McDonald's não reagiu, mas o grupo pode ainda recorrer da decisão.

A empresa irlandesa, que conta uma centena de restaurantes na Irlanda e na Irlanda do Norte, espera agora alargar a sua atividade ao Reino Unido e à UE.

"Esta decisão (...) mostra também a importância das instituições europeias para a proteção de empresas confrontadas com multinacionais sem alma", referiu o diretor-geral da Supermac, Pat McDonagh, num comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório