Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Governo prepara campanha para minimizar impacto no turismo do Brexit

O Governo está a preparar uma campanha de promoção turística dirigida ao mercado do Reino Unido, no sentido de minimizar os eventuais impactos que possam ser causados pelo 'Brexit', avançou hoje a secretária de Estado do Turismo.

Governo prepara campanha para minimizar impacto no turismo do Brexit
Notícias ao Minuto

20:08 - 15/01/19 por Lusa

Economia Ana Mendes Godinho

"Neste momento está a ser desenvolvido e preparado um projeto para ser apresentado no Reino Unido, para ser implementada uma campanha, muito brevemente, para procurar minimizar o impacto que os vários cenários do 'Brexit' possam ter em Portugal", disse aos jornalistas Ana Mendes Godinho, durante uma deslocação a Monchique, no Algarve.

Naquele concelho da serra algarvia, no distrito de Faro, Ana Mendes Godinho assistiu hoje à assinatura do contrato para o desenvolvimento de programas de turismo de natureza, cultural e criativo, bem como para a recuperação de percursos pedestres e cicláveis afetados pelo incêndio de agosto passado.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, o Governo tem estado a identificar os vários cenários que o 'Brexit' pode comportar para o setor, "existindo um trabalho que tem sido desenvolvido com operadores e companhias aéreas, no sentido de garantir a competitividade do destino Portugal".

"Além disso, temos passado a mensagem de que Portugal é um país que continuará a tratar sempre os turistas britânicos como sempre tratou até agora. Desde logo, em termos de circulação de pessoas para criar menos problemas e constrangimentos possíveis", sublinhou.

Segundo Ana Mendes Godinho, o Governo está a monitorizar permanentemente os indicadores do mercado britânico e a partilhar os dados com as associações turísticas, para que sejam minimizados os impactos do 'Brexit'.

"É um trabalho que estamos a fazer em conjunto e temos previstas algumas ações de informações dos próprios empresários turísticos com operadores do Reino Unido para, em conjunto, fazer com que o impacto seja o menor possível", avançou.

De acordo com a governante, Portugal pretende reforçar a ligação histórica que existe com o mercado britânico, "estando em preparação uma campanha de promoção específica" dirigida àquele mercado.

"Além do reforço da ligação histórica, estamos a trabalhar também com operadores turísticos e companhias aéreas inglesas para garantirmos que teremos estas ligações aéreas competitivas", destacou.

Ana Mendes Godinho acrescentou que, com base nos números de dezembro passado, "sente-se que tem havido um crescimento do mercado britânico", defendendo uma vigilância permanente.

"Temos de estar muito vigilantes e a acompanhar permanentemente a situação, porque é o nosso principal mercado emissor, quer em termos de hospedes quer em dormidas", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório