Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Procura por dívida italiana atinge recorde na primeira emissão do ano

A Itália registou uma procura recorde de mais de 35,5 mil milhões de euros na sua primeira emissão de dívida sindicada este ano, o que sugere uma reviravolta no sentimento dos investidores em relação ao país.

Procura por dívida italiana atinge recorde na primeira emissão do ano
Notícias ao Minuto

18:47 - 15/01/19 por Lusa

Economia Mercado

A procura atingiu um recorde para uma emissão de dívida sindicada italiana, confirmou um porta-voz da agência de dívida de Itália, citada pela Bloomberg.

A operação foi gerida pelo Barclays, Citi, HSBC, JP Morgan e UniCredit.

A emissão de 10 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) a 15 anos, com maturidade em março de 2035, ocorreu depois de o Governo populista italiano ter conseguido um acordo orçamental com a União Europeia, pondo fim a um impasse prolongado que abalou a zona euro e contribuiu para que os títulos de dívida italianos tenham estado entre os que tiveram um pior desempenho na região no ano passado.

A procura na emissão de hoje ficou 10% acima da emissão de janeiro de 2018, de acordo com a Bloomberg, o que é um impulso para os esforços do Governo italiano, que tem o objetivo de emitir 250 mil milhões de euros em dívida pública este ano.

Recorde-se que das eleições de março em Itália resultou uma coligação populista que prometeu aumentar a despesa e reduzir os impostos, apesar de o país ter uma dívida de mais de 130% do Produto Interno Bruto (PIB), a mais elevada na zona euro, depois da Grécia.

Itália é o quinto país da zona euro a emitir dívida pública este ano numa emissão sindicada, depois da Bélgica, Irlanda, Portugal e Eslovénia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório