Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Douro "perto da boca dos governantes" mas "longe do coração"

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro afirmou hoje que esta região e o Interior estão "muito perto da boca dos governantes", mas "longe do coração" e mostrou-se apreensivo com o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.

Douro "perto da boca dos governantes" mas "longe do coração"
Notícias ao Minuto

14:39 - 15/01/19 por Lusa

Economia CIM Douro

"Precisamos de passar aos atos, o Douro e o Interior estão muito perto da boca dos governantes, mas muito longe do coração", disse Carlos Silva Santiago, à margem da cerimónia evocativa dos dez anos da fundação da CIM Douro, que decorreu no Peso da Régua.

O também presidente da Câmara de Sernancelhe referiu que se ouve falar de "medidas constantes" que "vão ficando na prateleira".

"Veja-se os investimentos, os que se conhecem públicos, do PNI estão todos localizados nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa, salvo muito raras exceções, porque tudo o resto está de forma muito incipiente nos documentos e não se percebe bem onde vão ser esses investimentos", sublinhou.

Também o presidente da Câmara de Vila Real, o socialista Rui Santos, mostrou-se "desiludido" com o PNI 2030 que, frisou, não contempla projetos reivindicados pela região, como a internacionalização da Linha do Douro, com a ligação a Espanha, e o Itinerário Complementar 26 (IC26).

Estes são, segundo Carlos Silva Santiago, projetos "bandeira" para o Douro, nesta fase.

O PNI contempla um investimento de cerca de 100 milhões para a concretização da terceira fase do projeto "Douro's Inland Waterway 2020", na Via Navegável do Douro.

O secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, que também marcou presença na cerimónia, disse que o PNI entregue sexta-feira, na Assembleia da República, é uma "primeira versão" e que o processo "não está fechado".

"O que o Governo pretende é que haja um consenso o mais alargado possível e o que nós gostaríamos era que todas as forças políticas se envolvessem efetivamente nas melhores decisões para cada região e isso está em aberto", salientou.

O presidente da CIM Douro elencou ainda uma grande preocupação da região, que é a perda demográfica que se verifica neste território.

A celebração dos dez anos da comunidade intermunicipal coincidiram com a 100.ª reunião do conselho intermunicipal.

"O balanço que fazemos é extremamente positivo. Há dez anos os municípios encontraram um novo modelo de fazer política no território", referiu Carlos Silva Santiago.

A CIM Douro agrega 19 municípios dispersos por quatro distritos: Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório