Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Angolana Endiama prepara leilão para vender diamante de 114 quilates

A diamantífera angolana Endiama anunciou hoje que vai proceder este mês a um leilão de sete diamantes classificados como "pedras especiais" por terem mais de 10,8 quilates, um dos quais chega mesmo aos 114 quilates.

Angolana Endiama prepara leilão para vender diamante de 114 quilates
Notícias ao Minuto

14:31 - 15/01/19 por Lusa

Economia Diamantífera

Segundo o presidente do conselho de administração da empresa diamantífera estatal de Angola, José Manuel Ganga Júnior, o leilão das "pedras especiais" vai decorrer a 31 de janeiro, em Luanda, sendo também postos à disposição dos compradores diamantes entre os 43 e os 85 quilates.

Por seu lado, em declarações à agência Lusa, um dos administradores da Endiama, Laureano Paulo, indicou que, no leilão, estarão outras seis "pedras especiais" de 42, 46, 62, 70, 75 e 85 quilates, todas oriundas da mina do Lulo, na província da Lunda Norte, "onde se estima que existam muitas outras iguais ou maiores".

Segundo Ganga Júnior, tratam-se de "pedras especiais" face à "enorme qualidade que apresentam", razão pela qual se escusou a indicar quanto se espera obter com a venda, admitindo, porém, que uma estimativa primária poderá apontar-se para os 16 milhões de dólares (13,9 milhões de euros).

"Mas tudo é sempre muito relativo. Não sabemos se aparecerá um xeque qualquer que decida comprar o diamante mais valioso por um preço que deixe longe todas as restantes ofertas", brincou.

Ganga Júnior não adiantou mais pormenores sobre o leilão de 31 deste mês, indicando que, dentro de alguns dias, a Endiama irá avançar com mais informações e garantindo que as sete "pedras especiais" estão num local "bem seguro".

O maior diamante encontrado em Angola, comprado em 2016 pela joalharia suíça De Grisogono, de Isabel dos Santos e Sindika Dokolo, foi transformado numa joia rara de 163,41 quilates e entretanto vendido, em leilão, pela Christie's, por 34 milhões de dólares (29,7 milhões de euros).

O diamante, o 27.º maior em todo o mundo, tinha originalmente 404,2 quilates e sete centímetros de comprimento, quando foi encontrado, em fevereiro de 2016, por uma empresa mineira australiana também no campo do Lulo, na Lunda Norte, no leste de Angola.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório