Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Eslováquia é "história de sucesso". Euro não oferece "piloto automático"

O Banco Central Europeu (BCE) considerou hoje a Eslováquia uma "história de sucesso do euro", no seu décimo aniversário de introdução da moeda única, mas advertiu que o euro não oferece um "piloto automático" para um forte crescimento económico.

Eslováquia é "história de sucesso". Euro não oferece "piloto automático"
Notícias ao Minuto

12:27 - 11/01/19 por Lusa

Economia Banco Central

"O que poderia ser um presente de aniversário melhor, ou um símbolo mais claro da vitalidade da nossa moeda única, que o sucesso da Eslováquia desde a introdução do euro a 01 de janeiro de 2009?", questionou hoje Yves Mersch, membro do Conselho Executivo do BCE.

Ao discursar em Bratislava, o responsável do BCE afirmou que "a Eslováquia alcançou uma impressionante convergência real dos padrões de vida em relação à média da União Europeia (UE)" e precisou que "os principais ingredientes deste sucesso foram a disposição do país para aproveitar as oportunidades oferecidas pela adesão à UE e a adoção do euro".

De acordo com Yves Mersch, do ponto de vista económico, "as reformas institucionais fundamentais permitiram à Eslováquia a transição para uma economia de mercado vibrante" e o país adotou um "modelo de crescimento fortemente impulsionado pelas exportações, que sustentou a convergência real".

O membro do Conselho Executivo do BCE destacou que "as reformas, em vez da contínua desvalorização [cambial] ou pedidos de assistência financeira, são a receita para o sucesso".

"No entanto, isso não deve ser motivo para complacência, pois a próxima fase de convergência será mais difícil", acrescentou.

Yves Mersch alertou que nem a adesão à UE nem a moeda única oferecem um "piloto automático" para um forte crescimento económico" e sublinhou que "esforços incansáveis na procura de qualidade institucional e boa governança são essenciais para elevar a capacidade de crescimento do país no longo prazo".

O alto quadro do BCE disse ainda que, ao celebrar 10 anos de adoção do euro, "a Eslováquia tornou-se uma história de sucesso para o processo de convergência na UE".

E sublinhou, dirigindo-se a todos os países do euro: "Esforços contínuos na procura de qualidade institucional e boa governança são necessários para todos os países da zona euro de forma a colher benefícios duradouros da União Monetária".

A Eslováquia aderiu à UE a 01 de maio de 2004 e é membro da zona euro desde 01 de janeiro de 2009.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório