Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Há uma app para guardar faturas, mas "precisa de melhorias"

O objetivo é reunir todas as faturas de equipamentos comprados na mesma plataforma. "A ideia é boa", mas a DECO deixa alguns alertas.

Há uma app para guardar faturas, mas "precisa de melhorias"
Notícias ao Minuto

07:43 - 11/01/19 por Notícias ao Minuto

Economia Finanças

A ideia é boa: permite-nos guardar as faturas dos produtos que comprámos de modo a que estejam 'à mão' quando são necessárias, ainda assim a app Keep Warranty tem "falhas de segurança" e "precisa de melhorias", segundo a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

"Algumas informações sensíveis são enviadas para entidades terceiras, por exemplo, o número de identificação fiscal, as moradas e o nome. A ideia é boa, mas a app precisa de melhorias", refere a associação. 

Esta app é portuguesa, foi desenvolvida cá, e está disponível para Android e iOS. "Permite ajudar os utilizadores a organizarem as faturas dos produtos. Permite ainda definir alarmes para quando as garantias estiverem a terminar.", explica a DECO. 

Isto evita que guarde as faturas de um determinado produto e depois já não se recorde onde as deixou quando precisar de trocar um produto ou simplesmente ativar a garantia. 

Um dos aspetos que é a DECO salienta prende-se com a segurança: "Analisámos a Keep Warranty e detetámos falhas de segurança no envio de informação a entidades terceiras, durante o processamento da foto tirada à fatura. Além disso, o processo de introdução das faturas deveria ser mais intuitivo. Consideramos desnecessário que a app peça permissão para aceder à localização do utilizador. Sem prejuízo da sua utilidade, os problemas de segurança e a fraca usabilidade reduzem o interesse da app", pode ler-se. 

Guarde as faturas em papel

Para trocar um produto é necessário que prove que o mesmo está dentro da garantia. Se para alguns comerciantes basta o número de contribuinte, cartão de cliente ou cópia digital da fatura, outros podem "desconfiar de que a cópia foi manipulada e exigir o documento real".

Por isso, a DECO recomenda que "mesmo que digitalize as faturas, não dispense a velha técnica de guardar as versões em papel numa pasta", remata. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório