Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Senhorios têm mais benefícios fiscais a partir de hoje

Se os senhorios fizerem contratos com duração superior a dois anos a taxa do IRS será mais baixa.

Senhorios têm mais benefícios fiscais a partir de hoje
Notícias ao Minuto

08:33 - 10/01/19 por Notícias ao Minuto

Economia Fisco

Os senhorios vão ter acesso a mais benefícios ficais em sede de IRS, a partir desta quinta-feira, mediante a duração do contrato, como parte de um programa mais alargado com medidas sobre habitação, de acordo com uma portaria publicada em Diário da República na quarta-feira.  

"A presente lei altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares e cria condições de acesso a incentivos fiscais em programas de construção de habitação para renda acessível", pode ler-se no diploma. 

Quer isto dizer que para um contrato superior a dois anos será reduzida a taxa a aplicar em sede de IRS em dois pontos percentuais, para 26%. Já nos contratos de cinco anos a redução prevista é de cinco pontos percentuais para 23%. 

"Aos rendimentos prediais decorrentes de contratos de arrendamento com duração igual ou superior a dois anos e inferior a cinco anos, é aplicada uma redução de dois pontos percentuais da respetiva taxa autónoma; e por cada renovação com igual duração, é aplicada uma redução de dois pontos percentuais até ao limite de catorze pontos percentuais. Aos rendimentos prediais decorrentes de contratos de arrendamento celebrados com duração igual ou superior a cinco anos e inferior a dez anos, é aplicada uma redução de cinco pontos percentuais da respetiva taxa autónoma", pode ler-se na portaria. 

Esta medida foi aprovada em dezembro na Assembleia da República.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório