Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Procura de transporte aéreo cresce 6% em 2019

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) espera que a procura de transporte aéreo cresça 6% em 2019, apesar das incertezas na economia mundial, afirmou hoje o diretor-geral da organização, Alexandre de Juniac.

Procura de transporte aéreo cresce 6% em 2019
Notícias ao Minuto

13:24 - 09/01/19 por Lusa

Economia IATA

"Há claros sinais de que o crescimento se está a moderar em linha com a desaceleração da economia global, esperamos ainda um aumento da procura de 6% mas as tensões comerciais, tarifas aduaneiras e o 'Brexit' são dúvidas que planam sobre o setor", sublinhou Juniac quando comentava os últimos dados da mensais da procura.

Estes dados referentes a novembro de 2018 e hoje divulgados traduzem um crescimento de 6,2% da procura de transporte aéreo face ao mesmo mês de 2017, uma ligeira desaceleração face aos 6,3% registados em outubro.

A capacidade, medida em assentos por quilómetros, cresceu em novembro 6,8%, enquanto o fator de ocupação desceu 0,4 pontos percentuais para 80%.

Por regiões, a Europa foi onde a procura mais aumentou, 9%, ainda que a IATA sublinhe que não está claro que este ritmo se mantenha sustentado devido à incerteza na conjuntura económica do continente.

A Ásia-Pacífico foi a segunda em termos de crescimento homólogo (6%), sustentada pelo forte aumento nos principais mercados da região, China (7,2%) e Índia (13,3%).

Na América Latina, a subida foi de 5,8%, marcando uma aceleração de seis décimas face a outubro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório