Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vinci garante cumprimento dos compromissos ambientais e de segurança

O presidente da Vinci Aeroportos garantiu hoje que serão cumpridos os compromissos ambientais e de segurança e que não há outra solução que não o Montijo para a expansão aeroportuária de Lisboa.

Vinci garante cumprimento dos compromissos ambientais e de segurança
Notícias ao Minuto

18:45 - 08/01/19 por Lusa

Economia Aeroporto

Após a assinatura do contrato de financiamento para o aumento da capacidade, no Montijo, Nicolas Notebaert recordou aos jornalistas faltar neste processo o estudo de impacto ambiental, mas sublinhou que a concessionária irá "cumprir integralmente os compromissos" ambientais e de segurança.

Fazendo eco da intervenção na cerimónia do primeiro-ministro, António Costa, sobre a necessidade de assegurar essas vertentes, o responsável do grupo, ao qual a ANA - Aeroportos de Portugal pertence, sublinhou: "Temos a solução e vamos fazê-la funcionar".

O acordo assinado hoje prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 para aumentar a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e para que a atual base da Força Aérea do Montijo abra à aviação civil em 2002.

Aos jornalistas, Notebaert garantiu ainda que a ANA vai manter "competitivas" as taxas aeroportuárias, como o fez até aqui, "10% abaixo da mediana dos aeroportos da Europa".

Questionado sobre datas para o avanço das obras no Aeroporto Humberto Delgado, o responsável apontou para que haja algum trabalho "antes do final do ano", enquanto para o Montijo abrir portas como novo aeroporto são necessários 36 meses.

O interesse de companhias aéreas em utilizarem o Montijo foi repetido pelo responsável, que notou que mais 'slots' (movimentos aéreos) vão surgir na região da capital graças ao acordo com o Estado hoje firmado.

Na cerimónia foi anunciado que das atuais 60 posições de estacionamento para aeronaves em Lisboa se chegará a 89, e que os 38 movimentos médios por hora passarão a 72 com a expansão da capacidade.

Avançam ainda a recolocação de Figo Maduro, 'taxiways' no Humberto Delgado e um modelo de posições de contacto, sem mangas para embarque e desembarque de passageiros, no Montijo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório