Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sindicatos desconvocam greve da Ryanair de terça-feira em Espanha

Os sindicatos de tripulantes de cabine da Ryanair desconvocaram hoje a greve prevista para terça-feira em Espanha, mas mantiveram a paralisação para os dias 10 e 13 de janeiro, de acordo com fontes sindicais.

Sindicatos desconvocam greve da Ryanair de terça-feira em Espanha
Notícias ao Minuto

23:32 - 07/01/19 por Lusa

Economia Aviação

A informação foi avançada esta noite, após uma reunião de mediação na sede do Ministério de Trabalho com sindicatos e companhia aérea.

Os sindicatos USO e Sitpla adiantaram num comunicado que as negociações são retomadas na terça-feira às 10:00 locais (menos uma hora em Lisboa), para tentar evitar as greves de 10 e 13 de janeiro.

Os tripulantes de cabine exigem que a Ryanair cumpra a legislação laboral vigente em Espanha e que este cumprimento se estenda às agências de contratação Crewlink e Workforce, através das quais estão empregados muitos dos trabalhadores chamados a fazer greve.

Os sindicatos preveem que a greve terá um "impacto nulo" nos trajetos nacionais e "mínimo" para os voos internacionais devido aos serviços mínimos estabelecidos, enquanto que a Ryanair anunciou na sua conta da rede social Twitter que espera cumprir a programação completa dos voos, desde e dentro de Espanha.

O Ministério da Economia espanhol fixou serviços mínimos que obriga a Ryanair a garantir 100% dos voos nos territórios peninsulares e 57% dos serviços internacionais, assim como os domésticos sem alternativas de transporte inferiores a cinco horas, e 35% para o resto das operações.

A companhia aérea, assim como a Crewlink e Workforce, deverão adotar as medidas necessárias para que estes serviços essenciais sejam feitos nas condições habituais, mantendo o pessoal estritamente necessário para cada período afetado, salvaguardando em todo o momento a segurança, de acordo com a resolução ministerial.

Estas novas jornadas de greve somam-se às já realizadas pelos tripulantes de cabine da operadora aérea de baixo custo irlandesa nos dias 25 e 26 de julho e 28 de setembro em Espanha e em outros países como Portugal.

A Ryanair é a operadora aérea que mais passageiros transporta no mercado espanhol, de onde opera mais de 400 rotas e conta com cerca de 1.900 tripulantes na sua base em Espanha.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório