Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Petrobras vai dar prioridade a produção de petróleo em águas profundas

O economista Roberto Castello Branco, que assumiu hoje o cargo de presidente da petrolífera estatal brasileira Petrobras, afirmou que a sua prioridade será investir na produção de petróleo em águas profundas da costa marítima do país.

Petrobras vai dar prioridade a produção de petróleo em águas profundas
Notícias ao Minuto

22:48 - 03/01/19 por Lusa

Economia Investimento

Segundo o novo presidente da Petrobras, o investimento justifica-se porque esta é a área da empresa que tem mais concorrência e ao adotar esta diretriz também deve abrir espaço para a venda de ativos da estatal em outros setores.

Castello Branco, economista liberal influenciado pela Escola Chicago, foi nomeado por Jair Bolsonaro, que na última terça-feira foi empossado como Presidente do Brasil.

Segundo o economista, além de focar investimentos na exploração das gigantescas reservas já descobertas pela Petrobras em águas profundas e no horizonte geológico do pré-sal, outra prioridade da sua gestão será acelerar a produção de petróleo.

O programa de desinvestimento da Petrobras, que o novo Governo pretende ampliar, prevê a venda de ativos avaliados em cerca de 21 mil milhões de dólares (18,5 milhões de euros) em dois anos.

Segundo Castello Branco, outra preocupação da Petrobras é o monopólio que a empresa exerce nas áreas de refinação e gás natural, setores em que, em vez da venda de ativos, defendeu a adoção de medidas para atrair outras companhias que possam competir com a Petrobras.

Ele também defendeu que a estatal procure parceiros privados em vários dos seus projetos para aumentar a possibilidade de acesso a novas tecnologias.

Castello Branco, que já atuou na administração do Banco Central do Brasil e na mineradora Vale, disse ainda que outra prioridade da sua gestão à frente da Petrobras será reduzir a dívida da empresa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório