Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Montepio: Associação não divulga capital alienado nem novos acionistas

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, Tomás Correia, não divulgou hoje qual a parte do capital do banco Montepio que já pertence a instituições da economia social nem os nomes das entidades que investiram no banco.

Montepio: Associação não divulga capital alienado nem novos acionistas
Notícias ao Minuto

18:53 - 03/01/19 por Lusa

Economia Tomás Correia

"Não lhe sei dizer", afirmou Tomás Correia aos jornalistas, no dia em que tomou posse como presidente da mutualista por mais três anos (2019-2021).

O responsável disse que a decisão de divulgar será discutida com os parceiros que entraram no capital do Montepio.

"O que divulgaremos ao mercado será decidido de forma consensual", afirmou.

Tomás Correia disse apenas que das cerca de 50 entidades que manifestaram interesse em investir no capital do Montepio "a quase a totalidade já subscreveu" capital, até 31 de dezembro de 2018, entre misericórdias, mutualidades, instituições particulares de solidariedade social e fundações.

Indicou ainda que o capital não está aberto a entidades estrangeiras.

A Associação Mutualista Montepio Geral decidiu em 2018 alienar até 2% do capital da Caixa Económica Montepio Geral (o banco Montepio) junto de entidades da economia social.

A entidade de que mais se falou, ao longo do ano passado, foi da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que a semana passada informou que formalizou o investimento de 75 mil euros no banco Montepio.

O investimento da SCML no banco Montepio provocou muita polémica em 2018, sobretudo perante as informações de que a instituição poderia entrar com 200 milhões de euros em troca de uma participação de 10%.

Em abril passado, o provedor da SCML, Edmundo Martinho, falou na possibilidade de ficar com 1% do capital do banco Montepio em troca, no máximo, de 18 milhões de euros, depois reduzido para 75 mil euros em junho.

O responsável pela SCML justificou a redução para um valor quase simbólico pela "alteração das circunstâncias", depois da "discussão pública" que o investimento provocou.

Ainda assim, o provedor considerou então esse um "momento histórico" pelo exemplo de cooperação entre entidades do setor social.

Os 75 mil euros investidos pela SCML, tendo em conta que o capital social da Caixa Económica Montepio Geral é de cerca de 2.400 milhões de euros e cada ação é vendida ao valor nominal de um euro, significam que a participação com que esta ficará é de 0,003125%, segundo contas feitas pela Lusa.

Edmundo Martinho integrou a comissão de honra da lista liderada por Tomás Correia, que no início de dezembro venceu as eleições para a Associação Mutualista Montepio Geral (com 43,2% dos votos) e que hoje tomou posse como presidente por mais três anos (até 2021).

Quanto às outras entidades do setor social que investiram no banco Montepio, o valor envolvido não é conhecido.

A Associação Mutualista Montepio Geral, que conta com mais de 600 mil associados, é o topo do grupo Montepio e tem como principal empresa subsidiária a Caixa Económica Montepio Geral, que desenvolve o negócio bancário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório