Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Prevista poupança de 314,5 milhões de euros na Educação

O Governo estima uma poupança de 315,4 milhões de euros para o Ministério da Educação e Ciência, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2014, entregue hoje no Parlamento.

Prevista poupança de 314,5 milhões de euros na Educação
Notícias ao Minuto

20:17 - 15/10/13 por Lusa

Economia Ministério

A despesa total consolidada do programa de Ensino Básico e Secundário e Administração Escolar atinge o montante de 5.775,8 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 7,6 por cento, segundo o documento.

"Em relação à estimativa de 2013, verifica-se um decréscimo de 7,6% com origem sobretudo na despesa do Subsector do Estado com cobertura em receitas gerais", lê-se no relatório.

No documento refere-se que são esperadas "melhorias significativas", decorrentes de medidas relacionadas com a "gestão de recursos educativos", a constituição de turmas e "melhor aproveitamento dos recursos existentes" para manutenção das Atividades de Enriquecimento Curricular, bem como da reorganização dos Quadros de Zona Pedagógica (QZP).

No que diz respeito a medidas transversais, a aplicar neste programa orçamental, o documento indica uma poupança de estimada em cerca de 179,6 milhões de euros.

"As rescisões por mútuo acordo, as aposentações de pessoal do quadro e a diminuição da contribuição do Ministério da Educação e Ciência para a ADSE, representam cerca de 52 por cento, 31 por cento e 14 por cento, respetivamente, das poupanças previstas nesta rubrica", ao longo do próximo ano.

As transferências para o Ensino Particular e Cooperativo passam de uma estimativa de 238 milhões de euros em 2013 para 240 milhões de euros em 2014.

Na educação pré-escolar, a estimativa passa de 503,1 milhões de euros em 2013 para 435,6 milhões em 2014.

"Na despesa total consolidada do programa orçamental destacam-se as despesas com o pessoal, com um peso de 65,7 por cento e as transferências correntes, com 14,4 por cento, destinando-se estas sobretudo ao ensino particular e cooperativo", refere-se no texto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório