Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Portagens: Estes nove modelos eram classe 2, mas agora pagam classe 1

Alteração às classes das portagens entrou em vigor no dia 1 de janeiro. A lista dos veículos que vão beneficiar deste regime já foi divulgada pelo IMT.

Portagens: Estes nove modelos eram classe 2, mas agora pagam classe 1
Notícias ao Minuto

08:13 - 03/01/19 por Notícias ao Minuto

Economia IMT

Com a chegada do Ano Novo vieram também algumas alterações às portagens, nomeadamente à classificação dos veículos da classe 1 e da classe 2. Sendo assim, existem agora nove modelos que vão beneficiar desta alteração e, assim, pagar menos nas portagens. 

A lista oficial destes veículos foi divulgada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e inclui nove modelos: Citroën Berlingo, Hyundai Tucson, Jeep Compass, Jeep Renegade, Kia Sportage, Lexus NX, Mazda CX-5, Peugeot Partner Rifter e Toyota RAV4. 

Em causa está um diploma publicado em Diário da República, em setembro, que dava conta de novos critérios de classificação de veículos para aplicação das tarifas de portagem por quilómetro de autoestrada.

Queria isto dizer que a partir do primeiro dia do novo ano, os veículos ligeiros compactos e mistos com uma altura entre 1,10 e 1,30 metros passaram a integrar a classe 1, a que paga menos, nas portagens. As viaturas devem ainda pesar entre 2.300 quilogramas (kg) e 3.500 kg, utilizar o sistema de pagamento automático e cumprir a norma do regulamento europeu sobre limitação de emissões poluentes.

"Ao IMT compete proceder à elaboração das listagens das marcas e modelos de veículos cujas características cumprem os requisitos técnicos relevantes para os efeitos da aplicação do disposto no referido diploma", pode ler-se num comunicado divulgado pelo instituto, que é responsável pela elaboração da lista, que por sua vez é automaticamente enviada às entidades concessionárias das auto-estradas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório