Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Execução fiscal poderá vir a ser aplicada à cobrança de custas e coimas

O governo quer aumentar a eficiência da cobrança das quantias devidas ao Estado com uma proposta legislativa que vai estar em discussão na sexta-feira no parlamento, para aplicação da execução fiscal à cobrança coerciva das custas, multas e coimas.

Execução fiscal poderá vir a ser aplicada à cobrança de custas e coimas
Notícias ao Minuto

14:33 - 02/01/19 por Lusa

Economia Governo

Em debate vai estar uma proposta de lei que visa a aplicação do processo de execução fiscal à cobrança coerciva das custas, multas, coimas e outras quantias cobradas em processo judicial, e outras sanções pecuniárias fixadas em decisões administrativas, sentenças ou acórdãos relativos a contraordenações ou multas.

O Governo considera na proposta de Lei que se trata de uma medida "com enorme impacto sistémico, assegurando maior uniformidade de critérios e procedimentos, permitindo aumentar a eficiência da cobrança das quantias devida ao Estado, libertando meios humanos".

O executivo alega que simultaneamente se mantém intacta a garantia da tutela jurisdicional efetiva dos devedores.

O diploma sublinha que a iniciativa legislativa pretende repensar do processo de execução por custas na jurisdição dos tribunais judiciais, numa lógica de "coerência e unidade" do sistema jurídico.

A proposta lembra que nas execuções por custas os atos ficam a cargo dos oficiais de justiça, em detrimento de tempo e disponibilidade para a prática de atos da sua competência, agravando o tempo de resolução dos processos judiciais, com prejuízo para cidadãos e operadores económicos.

O diploma determina que compete à Autoridade Tributária e Aduaneira promover a cobrança coerciva das custas, multas, coimas ou de outras quantias, bem como os juros de mora devidos.

A proposta regula ainda o sistema de reclamação, nomeadamente o prazo e o depósito do valor em causa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório