Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nova base de dados de impostos para prevenir "incidentes maliciosos"

Para prevenir acidentes naturais ou "incidentes maliciosos" na base de dados de impostos da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), o Governo criou hoje por diploma um centro alternativo de processamento de dados sediado no Porto, na REFER Telecom.

Nova base de dados de impostos para prevenir "incidentes maliciosos"
Notícias ao Minuto

15:01 - 15/10/13 por Lusa

Economia Autoridade Tributária

Para ter um centro alternativo de processamento de dados, a AT vai pagar mensalmente 9.900 euros à empresa da REFER responsável pela gestão e supervisão das redes e sistemas de telecomunicações ferroviárias, além de suportar todos os custos correntes e de energia.

"Tendo em conta o valor da informação de índole fiscal e aduaneira, bem como a relevância das tecnologias de informação para o processo de arrecadação de receitas para o Estado, a utilização de um Centro Alternativo é um requisito indispensável de prevenção contra períodos de indisponibilidade prolongada, designadamente em caso de acidente natural ou incidente malicioso", justifica o Governo no despacho hoje publicado em Diário da República.

Os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, e dos Transportes, Sérgio Monteiro, autores do despacho, invocam ainda o princípio de racionalidade financeira para a escolha desta parceria no âmbito do Estado, salientando que se otimiza assim "a utilização de condições tecnológicas adequadas e das capacidades logísticas disponíveis".

A REFER Telecom --- Serviços de Telecomunicações é uma empresa afiliada da Rede Ferroviária Nacional (REFER), tutelada pelo Ministério das Finanças.

O Governo, naquele diploma, considera que o centro de processamento de dados da REFER Telecom dispõe de "todas" as condições ambientais e de segurança, com espaços adequados, que podem ser disponibilizados para a instalação de bastidores de equipamentos de processamento de dados e comunicações, "conforme pretende a AT".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório