Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Da EDP à Endesa, quanto é que o preço da luz vai descer em 2019

Das elétricas que já anunciaram os preços para 2019, a Endesa é a que apresenta a maior descida do preço.

Da EDP à Endesa, quanto é que o preço da luz vai descer em 2019
Notícias ao Minuto

08:03 - 28/12/18 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia Energia

No sobe e desce dos preços para o ano que está aí à porta, há boas notícias nas despesas fixas. A conta da eletricidade vai baixar em 2019, mas os preços - e as descidas - variam de operadora para operadora. O ponto em comum é que ambas aceitaram a recomendação da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que propôs uma descida do preço de 3,5%. 

A EDP, que é responsável por 81% do mercado livre, anunciou uma descida do preço em 3,5%. A Goldenergy também já fez as contas e anunciou uma descida do preço em 4% para o próximo ano. Por sua vez, a Endesa anunciou que o preço da tarifa da luz vai ficar mais barato 6,3%, também no mercado livre.

Em meados de dezembro, a ERSE anunciou que as tarifas de eletricidade no mercado regulado iriam descer 3,5% para os consumidores domésticos a partir de 1 de janeiro, o que representa uma diminuição de 1,58 euros para uma fatura mensal de 45,1 euros, de acordo com as contas divulgadas pelo regulador.

Portugal é o sexto país da União Europeia com a fatura de luz mais elevada, segundo os dados mais recentes do Eurostat, atrás da Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Espanha e Irlanda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório